Domo Insuflável

A AsterDomus produz e fornece domos móveis especiais para planetários, tanto itinerantes (planetários móveis) como fixos, com diâmetros de base entre 5m e 7m.

Os domos produzidos pela AsterDomus são confeccionados com polímeros especiais multicamadas, encomendados diretamente ao fabricante pela AsterDomus mediante especificações técnicas exclusivas (plasticidade, densidade, etc), por ela fornecidas. São resistentes e leves, vedando completamente a entrada de luz, e não propagam chamas.

_070630rso 176

A camada interior do domo é sempre branca, de alta refletividade, e a camada exterior pode ser branca, azul claro ou azul real. A base e as paredes laterais do domo são sempre produzidas em cor preta para definir melhor o horizonte de projeção e reduzir reflexões indesejadas, aumentando assim a imersividade do ambiente interno.

13 ShoppingSantana_PlanetarioExternas 46

O processo de insuflação (enchimento) é realizado com 2 ventiladores insufladores e demora apenas cerca de 1 minutos para o domo de 5m e 3 minutos para o domo de 7m de diâmetro na base.

A insuflagem permanente é feita com um ventilador insuflador e a operação do outro ventilador como um exaustor passivo, que permitem a circulação de ar contínua de cerca de 100m³/min no ambiente interno. Ainda que dificulte o condicionamento climático do interior, a circulação de ar forçada em circuito aberto, ligado ao meio externo, oferece vantagens sobre o condicionamento do ambiente em circuito fechado quanto a higiene e salubridade. Tendo em vista a grande circulação de pessoas previstas para ambientes de planetários, a AsterDomus opta, sempre, por maior circulação de ar, mesmo em detrimento do condicionamento climático do ar interno.

13 ShoppingSantana_PlanetarioExternas 20

O ventilador insuflador que mantém o domo permanentemente insuflado e com circulação de ar forçada é extremamente silencioso e seguro, tendo sua hélice e seu motor protegidos por grades que impedem o acesso direto.

Os domos são parcialmente abertos na parte de baixo, permitindo um rápido desarme em casos de emergência extrema; além disso, os materiais poliméricos do domo e de sua base não propagam chama (materiais “auto-extinguíveis“).

A entrada é vertical, com altura sempre superior a 1,7m (no domo maior, pode chegar a mais de 1,9m), sendo a pré-entrada com estrutura metálica de altura superior a 2m. Essas dimensões e a plasticidade do material permitem o fácil acesso a pessoas com necessidades especiais, como cadeirantes, por exemplo.

A AsterDomus fornece, por padrão, um modelo de domo com 6m de diâmetro na base (D6) e 3,8m de altura central (0,8m de horizonte e 3m de raio do domo), pesando apenas cerca de 48kg. Devidamente dobrado e acondicionado em sacola apropriada, suas dimensões são cerca de 45cm de largura, 65cm de comprimento e 40cm de altura, permitindo o fácil transporte por duas pessoas (cerca de 24kg para cada) e o acondicionamento em porta-malas ou mesmo em bancos de carros de passeio.

A capacidade máxima do domo D6 é de cerca de 96 pessoas, porém, a lotação recomendada é de cerca de 50 pessoas por sessão, por questões de conforto e, principalmente, segurança. Essa capacidade depende, também, do tipo (dimensões e espaço de trabalho) dos equipamentos que serão instalados no interior do domo. Assumimos um equipamento digital padrão, de feixe único central (como o HemiSPHAERA Plus), com geração de imagens a partir de bluray player e sonorização com caixa acústia com PA de 100Wrms (como a Staner PS100).

Os domos da AsterDomus são fabricados com polímeros tramados, resistentes a intempéries, tais como chuva, chuva de granizo, neve, radiação solar…
Entretanto, são produzidos para uso em ambientes internos, protegidos da incidência direta de radiação solar, chuva e, principalmente, vento.
Apenas excepcionalmente, podem ser instalados em ambiente externo e, nesses casos, preferencialmente, sob proteção estrutural como tendas lonadas piramidais de base quadrada.

  • Acompanham sempre o domo: 2 dutos de insuflagem integrados fisicamente ao domo e dois ventiladores insufladores.
  • Acompanham o domo apenas mediante solicitação: pré-entrada estrutural reta em “I” ou curva em “L” e pisos lonados, inferior e superior, acarpetados ou tatames. Esses itens são opcionais podem ser solicitados mediante orçamento específico.

Características dos Domos:

Os modelos padronizados de domos insufláveis da AsterDomus são o AsterDomus IX (exterior de cor branca), AsterKyános (exterior de cor azul claro) e AsterAzurium (exterior de cor azul escuro).

A tabela abaixo contém dados das principais características físicas dos domos insufláveis produzidos e fornecidos pela AsterDomus.

Diâmetro na Base 5m 6m 7m
Altura padrão do Horizonte 0,6m 0,8m 1,2m
Altura Central Sobre-Insuflado 3,3m 4,1m 5,1m
Altura Central em Operação Normal 3,1m 3,8m 4,7m
Altura mínima da entrada vertical 1,62m 1,65m 1,72m
Peso aproximado 38kg 48kg 72kg
Área externa do domo (m2) sem pré-entrada        48,69        71,63      103,36
Volume interno com insuflação plena (m3)        44,51        79,17      135,98
Área para instalação sem pré-entrada 6m x 7m 7m x 8m 8m x 9m
  42m2 56m2 72m2
Área para instalação com pré-entrada reta 7m x 7m 8m x 9m 9m x 10m
  49m2 72m2 90m2

 

0121209_Planta&Corte_Domo_d5f

 

2090209 Planta Baixa e Perfil AsterDomusVIII 7m

A AsterDomus está onde está o Brasil. De norte a sul e de leste a oeste do Brasil, os planetários AsterDomus facilitam a divulgação e o ensino da Astronomia, como Ciência e como entretenimento educacional e cultural, a públicos específicos e ao público em geral.

Dezenas de planetários, estruturais ou móveis, fixos ou itinerante, produzidos e fornecidos pela AsterDomus estão distribuídos pelas várias regiões do Brasil, desde Macapá, no Amapá, e Boa Vista, em Roraima, até Lageado, Bagé e Pelotas, no Rio Grande do Sul; desde Santarém, no Pará, até Maceió, em Alagoas, ou Recife, em Pernambuco.

Em 1999 a AsterDomus fez o primeiro planetário fixo nacional, no Planetário de Tatuí, SP. Em 2009, dez anos depois, a AsterDomus instalou o primeiro planetário nacional no hemisfério norte do planeta, em Macapá, única capital de estado sem acesso por terra a outras capitais do Brasil. E a partir de 2010, em parceria com a empresa Sphaera Planetaria, passou a produzir e fornecer planetários digitais.

Entrevista na escola EE João Ernesto Figueiredo, onde o programa Escola da Família de 2012 levou o Planetário da AsterDomus à 78 municípios do Estado de São Paulo. Os alunos tiveram a oportunidade de receber o Planetário Itinerante AsterDomus em sua escola, localizada em Joanópolis. Saiba como foi!

Condições de venda, prazos de pagamento e entrega, sob consulta: (11) 2283-6471 ou asterdomus@yahoo.com.br. Financiamos a aquisição parcialmente!

Inovação, confiabilidade e pioneirismo fizeram e fazem parte da nossa história.