Planetário

A AsterDomus dispõe de diversos tipos de equipamentos e tamanhos de domos.

Os equipamentos projetivos podem ser de dois tipos: digitais (modelo HemiSPHAERA Plus) e ópto-eletro-mecânicos (modelo Aster Octos e Aster VIII).

Os equipamentos digitais possuem mais recursos visuais, projeções mais vistosas e mais dinâmicas, além de operação mais simples. Os ópto-eletro-mecânicos permitem maior interatividade e maior controle direto por parte do operador, de quem exigem maior perícia, além de permitirem ambientações mais imersivas. Ambos possuem vantagens e desvantagens relativas entre si cuja adequação maior ou menor deve ser avaliada em função de informações como público alvo, local, finalidade etc.

Os domos podem ter capacidade (sugerida) para atender de 35 a 80 pessoas por apresentação, dependendo do tamanho do domo e, principalmente, do conforto pretendido.

A tabela abaixo indica os 3 tamanhos de domos padronizados da AsterDomus, suas dimensões e suas capacidades.

Diâmetro na Base 5m 6m 7m
Altura Central Sobre-Insuflado 3,3m 4,1m 5,1m
Altura Central em Operação Normal 3,1m 3,8m 4,7m
Altura mínima da entrada vertical 1,62m 1,65m 1,72m
Área para instalação sem pré-entrada 6m x 7m 7m x 8m 8m x 9m
42m2 56m2 72m2
Área para instalação com pré-entrada reta 7m x 7m 8m x 9m 9m x 10m
49m2 72m2 90m2
Área interna plana (m2) 19,63 28,27 38,48
Capacidade Máxima extrema 45 80 120
Capacidade Máxima sugerida 35 60 80

A locação e operação de uma Unidade Planetário Asterdomus tem preço variável também em função da quantidade de dias, do regime de operação e da configuração utilizada.

13 ShoppingSantana_PlanetarioExternas 04

Os equipamentos projetores ópto-eletro-mecânicos utilizados nos conjuntos AsterDomus são os mais versáteis e com mais recursos dentre os planetários de pequeno porte, projetando mais de 9 mil estrelas, além de 8 objetos de fundo de céu (Via-Láctea, Galáxia de Andrômeda, Nuvens de Magalhães, Aglomerados M13, Omega Centauri, Praesepae, etc) diretamente, e dispondo de mais de 8 projetores auxiliares que permitem projetar o Meridiano e o Equador Celeste, planetas, cometas, asteróides, luz crepuscular, Sol, Lua, etc. Todo o conjunto dispõe de movimentos automatizados em 3 eixos independentes (altura polar, diurno e azimutal), permitindo a reprodução do céu de qualquer região do planeta e a simulação de viagens pelo espaço e pelo tempo.

Dependendo da configuração de montagem, podem estar acoplados ao sistema projetores digitais de imagens dinâmicas com ilusão de tridimensionalidade.

2_LeaoTerra

Ambiente numa projeção com planetário AsterOctos, ópto-eletro-mecânico.

O projetor digital HemiSPHAERA Plus, de feixe único central com projeção em 2π esterorradianos (semi-esfera) por anamorfose “fisheye”, gera simultaneamente 916.088 (quase um milhão!) elementos projetados a partir de um disco circular de 1080 pixels de diâmetro. Com essa resolução e com contrastes e cores adequadas à ambientes imersivos, pode produzir imagens quaisquer, sobre quaisquer temas, produzindo sensações de realidade virtual inusitadas.

Os domos (cúpulas) insufláveis AsterDomus são os de maior capacidade no mercado mundial, com até 7m de diâmetro e 4,9m de altura central, comportando cerca de 120 pessoas. Por razões de conforto e segurança, a AsterDomus limita a 60 pessoas (com margem de 35% para mais) a lotação de cada sessão. A AsterDomus opera, também, com domos com diâmetro de 6m e altura central de 3,8m.  Esses modelos comportam cerca de 90 pessoas, limitando-se, entretanto, o acesso a 50 pessoas em cada sessão. Para locais pequenos, a AsterDomus dispõe ainda de domos com diâmetro de 5m e altura central de 3,1m, comportando cerca de 45 pessoas mas com acesso limitado a 35 pessoas em cada sessão. Os recursos utilizados independem do tamanho do domo, de modo que os valores para locação e operação são os mesmos, qualquer que seja o tamanho de domo utilizado.

11 Sorocaba_PlanetarioExternas 125

A assistência pode ser acomodada sentada ou deitada sobre piso lonado, carpete ou tatame, ou ainda em cadeiras ou poltronas, dependendo da configuração de montagem e especificidades do público e do local de instalação.

No caso de utilização de cadeiras ou poltronas, lotação é reduzida para cerca de 30% da especificada para acomodação diretamente sobre o piso.

_070630rso 176

Em qualquer configuração, um planetário móvel AsterDomus constitui-se num ambiente de realidade virtual onde todos os sentidos são estimulados de maneira sinestésica, suscitando simultaneamente reflexões racionais e, principalmente, o envolvimento emocional com os conceitos explorados em cada roteiro.

Os participantes têm, permanentemente, exigidas suas habilidades lingüística, lógico-matemática, espacial, interpessoal, intrapessoal, cinestésica (com “c”) e musical!

Abaixo um vídeo de entrevista na escola EE João Ernesto Figueiredo, onde o programa Escola da Família de 2012 levou o Planetário da AsterDomus a 78 municípios do Estado de São Paulo. Os alunos tiveram a oportunidade de receber o Planetário Itinerante AsterDomus em sua escola, localizada em Joanópolis. Saiba como foi!

A temática de uma sessão padronizada no Planetário Asterdomus contempla questões astronômicas, científicas, tecnológicas e ecológicas. No entanto, podemos também desenvolver, sob solicitação, apresentações abordando temas específicos.