A AsterDomus em seu departamento de videografia produz vídeos para diversos segmentos do mercado audiovisual, como, vídeos institucionais, vídeos de treinamentos, conteúdo para feiras, eventos e internet, inclusive a comercialização de mídia televisiva. Com todo equipamento de câmera, luz, som e efeitos especiais, para a produção de vídeos, assim como a edição e pós-produção desses materiais, oferecemos a cada projeto um padrão de qualidade final que ganha cada vez mais reconhecimento no mercado de comunicação audiovisual. A AsterDomus produz os vídeos tanto para os meios e formatos comuns(TV, Internet, DVD, Blu-ray) quanto em formato hemisférico de 360º x 180º para projeção dentro do planetário. O domo do planetário AsterDomus é um gigantesco painel, com cerca de 108 metros quadrados, que pode ser decorado com mensagens visuais de produtos e serviços. Ideal para atingir um público diferenciado, atraído pela temática cultural-educacional do planetário. Os conteúdos das sessões do planetário podem ser desenvolvidos especificamente.
A AsterDomus dispõe de diversos tipos de equipamentos projetivos e tamanhos de domos. Os equipamentos projetivos são modernos projetores digitais portáteis da linha HemiSPHAERA. O projetor digital HemiSPHAERA, de feixe único central com projeção em 2π esterorradianos (semi-esfera) por anamorfose “fisheye”, gera simultaneamente 916.088 (quase um milhão!) elementos projetados a partir de um disco circular de 1080 pixels de diâmetro. Com essa resolução e com contrastes e cores adequadas à ambientes imersivos, pode produzir imagens quaisquer, sobre quaisquer temas, produzindo sensações de realidade virtual inusitadas. Com suas projeções vistosas e dinâmicas em todas as direções, o projetor planetário proporciona imersividade completa a assistência, inserindo-a numa realidade virtual bastante convincente. Os domos podem ter capacidade (sugerida) para atender de 35 a 80 pessoas por apresentação, dependendo do tamanho do domo e, principalmente, do conforto pretendido. A tabela abaixo indica os 3 tamanhos de domos padronizados da AsterDomus, suas dimensões e suas.
Cada unidade telescópio pode atender cerca de 100 pessoas por hora. A AsterDomus pode instalar, de imediato, até 8 telescópios simultaneamente. Durante o dia podem ser observados o Sol (por projeção, visível simultaneamente para grupos com até 15 pessoas, ou para visualização individual, através de filtro de objetiva), a Lua, Vênus e, eventualmente, até Júpiter — desde que estejam acima do horizonte, o que depende da época do ano. Durante a noite podem ser observados Vênus, Mercúrio, Marte com suas calota polares, Júpiter com suas “luas galileanas”, Saturno com seus anéis, a Lua e suas crateras, — desde que estejam acima do horizonte, o que depende da época do ano — além de estrelas múltiplas (alfa-centauri), nebulosas (M42, em Órion, Caixinha de Jóias, no Cruzeiro), aglomerados estelares (Presépio, M13 em Hércules, Omega Centauri) e galáxias (Nuvens de Magalhães, Andrômeda). Estrelas simples, mesmo as mais brilhantes, não são interessantes para observação.
Além das atividades relacionadas diretamente com a Astronomia, a AsterDomus também desenvolve trabalhos junto a escolas e empresas de treinamento empresarial, desenvolvendo jogos e atividades de entretenimento cultural e educativo. Essas atividades podem ou não ser encadeadas com temas astronômicos. Os jogos temáticos e culturais são atividades recreacionais sinestésicas (com “s”) concebidas para públicos de quaisquer idades, mas que podem atender também a públicos estratificados. A AsterDomus dispõe de vários jogos, dentre os quais selecionamos os 6 abaixo como exemplos. Cada sessão de cada jogo dura cerca de 50 minutos e pode ser realizados para grupos de 20 à 400 participantes (com adaptações). 1 – Conquista: jogo de ação para ser realizado em espaço amplo, como quadras ou pátios. Explora principalmente as habilidades lógico-matemática, espacial, cinestésica e interpessoal. Os participantes são dispostos em 4 equipes que têm diante de si o desafio de construir pontes até um objetivo a ser.
Um gerador de Van de Graaff é uma máquina eletrostática que foi inventada pelo engenheiro estado-unidense descendente de holandeses, Robert Jemison van de Graaff por volta de 1929. A máquina foi logo empregada em física nuclear para produzir as tensões muito elevadas necessárias em aceleradores de partículas. Versões pequenas do gerador de Van de Graff são freqüentemente vistas em demonstrações sobre eletricidade. A AsterDomus instala e opera geradores de Van de Graaff em feiras, eventos, ativações de produtos e marcas, clubes e escolas. Produzindo o espetacular efeito de arrepiar os cabelos de quem toca em sua cúpula, isolado da terra, o Gerador de Van de Graaff pode ser utilizado como um magnífico recurso educacional ou como um atrativo curioso para públicos heterogêneos. Apesar de as tensões geradas serem muito altas, as correntes elétricas produzidas são ínfimas, não oferecendo perigo algum a pessoas saudáveis. Para mais informações, imagens, condições para aluguel e.