O Pólo Astronômico de Amparo é um dos maiores complexos astronômicos privados em território brasileiro e está localizado e menos de 2h de carro da cidade de São Paulo. Todo o conjunto foi projetado para receber até cerca de 200 visitantes simultaneamente, com ampla área de estacionamento para veículos de passei e ônibus, além de fácil acesso a partir da rodovia que liga Amparo à Tuiuti (SP-095, rodovia Benevenuto Moretto, entre os municípios de Bragança Paulista, Tuiuti e Amparo).

Nele está instalado o maior observatório particular do Brasil, aberto ao público para visitação. Todo o complexo pertence à empresa Sphaera Planetária.

O telescópio principal é um refletor newtoniano com montagem equatorial alemã e cujo espelho primário tem 650mm de diâmetro (abertura). Atualmente ele se encontra instalado provisoriamente num observatório roll off junto a outros equipamentos mas em breve será instalado em um prédio exclusivo capaz de acomodar cerca de 15 pessoas simultaneamente e com cobertura em cúpula de 6m de diâmetro.

Nesse observatório roll off estão instalados outros dois telescópios: um refletor com 400mm de abertura e um reflator, numa sala especial de observação, capaz de acomodar cerca de 20 pessoas, com cobertura deslizante (roll off). Ao lado da sala de observação, e com acesso direto a ela, há uma sala de controle, de processamento de imagens e também uma sala de aula para cerca de 20 pessoas.

Outro prédio abriga um dos mais modernos planetários do país, com um projetor digital HemiSPHAERA3 instalado em um domo com 4m de diâmetro na base e mais de 6m de altura, capaz de acomodar cerca de 70 pessoas em cada sessão, além de uma sala de visitação com exposições temáticas, um auditório para 50 pessoas e outras dependências operacionais, técnicas e administrativas.

O complexo conta, ainda, com área de observatório ao ar livre, equipamentos didáticos interativos em áreas externas, um restaurante, uma lanchonete, uma trilha ecológica, áreas de descanso aconchegantes e uma área de permanência com 4 suítes que acomodam até 4 pessoas cada, destinadas a astrônomos e visitantes que queiram pernoitar no local.

Ainda que permita e fomente pesquisas astronômicas, o Pólo Astronômico de Amparo tem o foco principal na difusão da Astronomia e da Ciência em geral ao público leigo. Assim, suas atividades são preponderantemente destinadas à divulgação científica e ao ensino da Astronomia.

A infra-estrutura atual adequa-se ao atendimento do público visitante eventual, de grupos organizados e também do público escolar, mediante agendamento prévio.

Você poderá encontrar mais informações no site do Polo Astronômico: www.poloastronomicoamparo.com.br