Domo - Cúpula

A AsterDomus produz e fornece domos móveis especiais para planetários, tanto itinerantes como fixos, com diâmetros de base entre 5m e 7m.

Os domos produzidos pela AsterDomus são confeccionados com polímeros especiais multicamadas fabricados mediante especificações técnicas exclusivas (plasticidade, densidade, etc). São resistentes e leves, vedando completamente a entrada de luz, e não propagam chama (material “anti-fogo“).

Todos os modelos são insuflados e inflados completamente em menos de 3 minutos.

A troca total do ar interno é realizada sempre entre 40 segundos, para o domo de 5m de diâmetro, a 2 minutos, para o domo de 7m de diâmetro.

A circulação de ar contínua de cerca de 100m³/min no ambiente interno. Ainda que dificulte o condicionamento climático do interior, a circulação de ar forçada em circuito aberto, ligado ao meio externo, oferece vantagens sobre o condicionamento do ambiente em circuito fechado quanto a higiene e salubridade. Tendo em vista a grande circulação de pessoas previstas para ambientes de planetários, a AsterDomus opta, sempre, por maior circulação de ar, mesmo em detrimento do condicionamento climático do ar interno.

Os domos são parcialmente abertos na parte de baixo, permitindo um rápido desarme em casos de emergência extrema; além disso, os materiais poliméricos do domo e de sua base não propagam chama (materiais “auto-extinguíveis“).

A entrada é vertical, com altura sempre superior a 1,7m (no domo maior, pode chegar a mais de 1,9m), sendo a pré-entrada com estrutura metálica de altura superior a 2m. Essas dimensões e a plasticidade do material permitem o fácil acesso a pessoas com necessidades especiais, como cadeirantes, por exemplo.

A AsterDomus fornece, por padrão, um modelo de domo com 6m de diâmetro na base (D6) e 3,8m de altura central (0,8m de horizonte e 3m de raio do domo), pesando apenas cerca de 48kg. Devidamente dobrado e acondicionado em sacola apropriada, suas dimensões são cerca de 45cm de largura, 65cm de comprimento e 40cm de altura, permitindo o fácil transporte por duas pessoas (cerca de 24kg para cada) e o acondicionamento em porta-malas ou mesmo em bancos de carros de passeio.

A capacidade máxima do domo D6 é de cerca de 96 pessoas, porém, a lotação recomendada é de cerca de 50 pessoas por sessão, por questões de conforto e, principalmente, segurança. Essa capacidade depende, também, do tipo (dimensões e espaço de trabalho) dos equipamentos que serão instalados no interior do domo. Assumimos um equipamento digital padrão, de feixe único central (como o HemiSPHAERA Plus), com geração de imagens a partir de bluray player e sonorização com caixa acústia com PA de 100Wrms (como a Staner PS100).

Os domos da AsterDomus são fabricados com polímeros tramados, resistentes a intempéries, tais como chuva, chuva de granizo, neve, radiação solar…
Entretanto, são produzidos para uso em ambientes internos, protegidos da incidência direta de radiação solar, chuva e, principalmente, vento.
Apenas excepcionalmente, podem ser instalados em ambiente externo e, nesses casos, preferencialmente, sob proteção estrutural como tendas lonadas piramidais de base quadrada

Características dos Domos:

Os modelos padronizados de domos insufláveis são o Alba, o Kyános e o Azurium.

A tabela abaixo contém dados das principais características físicas dos domos insufláveis.

Diâmetro na Base5m6m7m
Altura padrão do Horizonte0,6m0,8m1,2m
Altura Central Sobre-Insuflado3,3m4,1m5,1m
Altura Central em Operação Normal3,1m3,8m4,7m
Altura mínima da entrada vertical1,62m1,65m1,72m
Peso aproximado38kg48kg72kg
Área externa do domo (m2) sem pré-entrada       48,69       71,63     103,36
Volume interno com insuflação plena (m3)       44,51       79,17     135,98
Área para instalação sem pré-entrada6m x 7m7m x 8m8m x 9m
 42m256m272m2
Área para instalação com pré-entrada reta7m x 7m8m x 9m9m x 10m
 49m272m290m2