Vídeos Especiais

A AsterDomus produz e fornece vídeos especiais para uso em projeções em domos hemisféricos a partir de feixe único central (com um único projetor posicionado no centro da base do domo). Muitas vezes esses vídeos são denominados de “vídeos full dome”, “vídeos hemisféricos” ou “vídeos para projeção hemisférica”.

A resolução padrão dos vídeos é de 1080p “circular”, isto é, a área de projeção dos vídeos é circular, com 1080 pixels de diâmetro, obtida dentro de uma área padrão full HD de 1080p, retangular e com 1080 linhas de 1920 pixels cada. Sob demanda, alguns dos vídeos podem ser fornecidos também em outras resoluções “circulares” obtidas de área padrão 2K ou 4K.

O formato de codificação dos vídeos é um dos padrões usados normalmente em arquivos de vídeo em computadores, como “.mov”, “.mp4”, “.mpg”, “.avi”, etc.

A AsterDomus produz e desenvolve vídeos desde a concepção (argumento e roteiro) até a finalização e dispõe de alguns títulos prontos para uso imediato. Alguns títulos estão listados e descritos sumariamente mais adiante junto com outros vídeos produzidos por terceiros.

Sob demanda, a AsterDomus pode produzir vídeos específicos, com duração, estilo e temáticas definidas pelo cliente.

Nas descrições abaixo, os “links”, quando presentes, apontam para vídeos com marca d’água e/ou em qualidade “web” apenas para visualização em tela de monitor.

Uma Noite no Planetário (~28min)

Essa é uma sessão com temática voltada para a Astronomia, com cerca de 28 minutos de duração. O roteiro transcorre ao longo de uma noite, desde o entardecer e pôr-do-sol até o amanhecer. Temas diretamente abordados são o reconhecimento de Vênus e Marte no céu, a diferença entre os aspectos de céu da cidade e do campo, a Via Láctea, as Constelações, o Equador, a Eclíptica, as órbitas dos planetas, os Meridianos e Almucântares, Coordenadas Celestes Altura e Azimute, Júpiter, Lua e Meteoros. Esses temas são abordados sempre com brevidade. A linguagem é para o público adulto em geral.

Viajante Espacial (~32min)

Esta sessão narra as descobertas de um viajante cósmico a procura de planetas com vida. Os temas diretamente abordados são as galáxias e o Universo como um todo, nossa galáxia espiral, as estrelas e a vida, sistemas planetários, sistema solar, órbitas planetárias, distâncias planetárias, Sistema Solar, Netuno, Urano, Saturno, Júpiter, Cinturão de Asteroides, Marte, Vênus, Mercúrio, Sol, a Terra, vida na Terra, visão do céu da superfície terrestre, Cruzeiro do Sul, Guardas da Cruz (alfa e beta Centauri), Escorpião, Via Láctea, exo-planetas. A duração é de cerca de 32 minutos, e a linguagem é para público adulto em geral.

Gigantes no Céu (~35min)

Com duração de cerca de 35 minutos, o roteiro transcorre ao longo de uma noite, desde o entardecer até o amanhecer. Os temas diretamente abordados são: Pôr-do-sol, diferença nos aspectos do céu das cidades e do campo, constelações Cão Maior, Órion, Touro, Cruzeiro do Sul e Leão, aglomerados Íades e Plêiades, rotação da Terra e Movimento Diurno da Esfera Celeste, a lenda grega e a representação histórica da constelação Leão, viagem espacial simulada, sondas espaciais, asteroides, Júpiter, Saturno, cometas, a Terra como um planeta observado do espaço, amanhecer e alvorada. A linguagem é direcionada ligeiramente para o público infantil mas atende também ao público em geral.

Viagem aos Planetas Gigantes (~20min)

Uma viagem pelos espaço, saindo da Terra e indo até Saturno. A nave passa por uma sonda espacial, por Marte, por uma sonda espacial, por Júpiter e chega até Saturno. No retorno, passa por um cometa e para em órbita em torno da Terra para que os tripulantes possam contemplar nosso planeta visto do espaço. Cada astro ou artefato visitado é descrito sumariamente e tem suas principais características abordadas. A duração é cerca de 20 minutos.

Estrelas e Galáxias (~30min)

Com duração de cerca de 30 minutos e com linguagem adequada ao público em geral, esta sessão proporciona à assistência uma fantástica viagem cósmica, depois de momentos de contemplação do entardecer, de um céu típico de cidade, e de um céu todo estrelado, típico do campo, onde são destacadas as visões da Via Láctea, das Nuvens de Magalhães, das Nebulosas, das Constelações. Uma abordagem sobre as distâncias estelares é feita com uma explicação da unidade de distância Ano-Luz. Em seguida à essa etapa mais descritiva e contemplativa, uma viagem simulada permite uma visita rápida a alguns planetas do Sistema Solar e uma viagem estonteante onde são visitadas a Nebulosa de Órion, a Nebulosa do Caranguejo, onde se aproveita para abordar a evolução das estrelas, as estrelas tipo Novas e Supernovas, as estrelas de Nêutrons, os Pulsares e os Buracos Negros. Com a viagem prosseguindo para fora da0 nossa galáxia, visita-se a Galáxia de Andrômeda, a galáxia Centaurus A, um conjunto de galáxias próximas com forte interação gravitacional mútua, e parte-se para o espaço profundo, onde centenas de outras galáxias podem ser vistas simultaneamente. Na viagem de volta, pode-se contemplar o Sistema Solar, os Planetas Exteriores e os Planetas Interiores, chegando, finalmente, à Terra, observada do espaço. O pouso em nosso planeta e a alvorada encerram a sessão.

Os Planetas (~19min)

Numa eletrizante viagem que dura cerca de 19min, os participantes são levados num rápido passeio pelos 8 planetas do Sistema Solar, onde suas principais características são abordadas. Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e a Terra são observados e estudados de dentro de uma nave espacial, com fascinantes viagens a velocidades inimagináveis quando a nave se desloca entre eles. A linguagem atende ao público em geral.

Da Terra para o Universo (~30min)

Este é um vídeo produzido pela ESA – European Space Agency em uma versão ressonorizada em português. Numa deslumbrante viagem de 30 minutos através do tempo e do espaço a narrativa proporciona aos participantes , através de uma impressionante combinação de imagens e sons, conhecer melhor o fascinante Universo revelado pela Ciência. Desde a história da Astronomia e da Ciência em geral, até detalhes dos confins do Universo são abordados ao longo de uma narração com muitas reflexões sobre a condição de nosso planeta, a Terra, e de nós mesmos no cosmo.

AsterBot no Sistema Solar (~9min)

Um robozinho simpático, de nome AsterBot, apresenta os principais astros do Sistema Solar, de maneira muito sucinta, salientando as principais características do Sol, dos planetas e de outros astros. Esta é uma sessão direcionada ao público infantil, até cerca de 7 anos.