Planetário

O que é o planetário

O planetário AsterDomus constitui-se num ambiente de realidade virtual onde todos os sentidos são estimulados simultaneamente induzindo o envolvimento emocional dos participantes com os conceitos explorados em cada roteiro de cada sessão. Ele é constituído por um ambiente circular encimado por um domo hemisférico (cúpula em forma de meia bola) onde adentram as pessoas que participarão da sessão, com num cinema ou como num teatro.

Sessões

O planetário funciona por sessões, que podem ocorrer em horários pré-estabelecidos ou em sessões corridas, uma após a outra. A AsterDomus dispõe de diversas sessões com roteiros sobre temas da Astronomia e com linguagem e duração adequadas a diversos perfis de público, estratificado por faixa etária e estádio cognitivo. Algumas sessões, entretanto, são adequadas a público em geral, Para uma descrição sumária dos roteiros das sessões disponíveis.

A dinâmica da visitação ao Planetário

A dinâmica funcional do planetário é similar à de um cinema: o público aguarda o início da sessão do lado de fora (eventualmente, em fila); cerca de 2 minutos antes do horário do início, a porta do domo é aberta e o público o adentra, sempre orientado pelos operadores/monitores da AsterDomus; após a entrada do público, a porta é fechada e a projeção é iniciada; finda a projeção, a porta é aberta e o público sai, sempre orientado pelos operadores/monitores da AsterDomus; em seguida, a porta do domo é fechada e o ambiente é novamente preparado para a próxima sessão.

Duração

Cada sessão pode durar de cerca de 10min até cerca de 40min dependendo do tipo de público a ser atendido e de outras limitações específicas.

Projetor

O projetor planetário da AsterDomus é um moderno modelo HemiSPHAERA3+, capaz de gerar qualquer tipo de imagem em todos os 360º do horizonte e até 90º de altura, preenchendo todo a área interna do domo. Com luminosidade e resolução de imagem de alta definição, o HemiSPHAERA propicia um ambiente imersivo ideal para que o público tenha uma experiência única e envolvente.

Dados técnicos do projetor HemiSPHAERA

O equipamento projetivo principal é um HemiSPHAERA3+,cujas principais características funcionais são:

  • Projeção digital hemisférica de 360º x 90º (ou 2p esteroradianos) de feixe único central;
  • Sistema óptico de anamorfose refrator, de localização central, para 2pesterorradianos (360º de azimute x 90º de altura);
  • Domo com horizonte alto, de 50cm a 140cm, para aproveitamento total da área projetiva e sem projeção sobre a assistência;
  • Resolução FullHD com 1920 pixels x 1080 linhas (área útil circular com diâmetro 1080p);
  • Cores full collorcom mais de um bilhão de cores por pixel e com ajuste de tonalidade independente para cada canal RGB ou CMY;
  • Luminosidade de projeção regulável de 3.000 lúmens;
  • Iluminação ambiente RGB com 3 canais independentes;
  • Suporte a projeção de imagens 3D com uso de óculos ativos (polarizadores) ou passivos (estereográficos anaglíficos);
  • Saída de áudio interno amplificado e saída de áudio externo para sonofletor amplificado;
  • Sonorização com sonofletor ativo (caixa acústica amplificada) coma saída com potência sonora efetiva de 100W RMS ou mais e microfone direcionail para vozes.
  • Módulo MXM (multiexecutor) com 8 apresentações (sessões) prontas para uso, com durações variadas entre cerca de 10min e 40min cada uma, adequadas a públicos e estágios cognitivos e etários distintos, e acessíveis para escolha através de

Tipos e tamanhos de Domos

A AsterDomus dispõe de 4 tamanhos de domos, todos insuflados e com grande circulação de ar (mínimo de 100m3/min), o que propicia um ambiente saudável e arejado ideal para o atendimento de grandes quantidades de pessoas em sessões contínuas. Todos os domos da AsterDomus são projetados para instalação em ambiente interno, coberto, protegido de intempéries como chuva, insolação direta e, principalmente, vento, e são sempre operados por dois operadores/monitores. Todos os domos podem ser decorados externamente.

Domo Alba,

com 7 de diâmetro interno e 4,7m de altura central, comportando até cerca de 80 pessoas por sessão sentadas sobre piso lonado. Ideal para a instalação em quadras cobertas ou saguões com altura mínima superior a 4,7m e área livre retangular mínima com 9m x 9m (81m2).

Domo Kyanos,

com 5m de diâmetro interno e 3,1m de altura central, comportando até cerca de 40 pessoas por sessão sentadas sobre piso lonado. Ideal para espaços pequenos, com altura mínima de 3,1m e área livre retangular mínima com 7m x 7m (49m2).

Domo Azurium,

com 6m de diâmetro interno e 3,8m de altura central, comportando até cerca de 60 pessoas por sessão sentadas sobre piso lonado. Pode ser instalado em qualquer ambientes cobertos com altura mínima de 3,8m e área livre retangular mínima com 8m x 8m (64m2). Esse é o domo padrão da AsterDomus.

Domo Mini,

 com 4,2m de diâmetro interno e 2,7m de altura central, comportando até cerca de 25 pessoas por sessão sentadas sobre piso lonado. Ideal para salas de aula e espaços muito pequenos, com altura mínima de 2,7m e área livre retangular mínima com 4m x 4m (16m2).

Dados técnicos dos domos

Cada modelo tem suas características peculiares mas todos mantêm características básicas relacionadas à segurança, qualidade, salubridade, praticidade de uso, transporte, manutenção, e durabilidade.

Basicamente, as diferenças a serem consideradas afetam um pouco a praticidade, em função das dimensões, peso e capacidade de público. Quanto maior o domo, maior a capacidade de público atendido em cada sessão, porém maior o espaço necessário para instalação, maior o tempo para montagem e desmontagem, e maiores as dificuldades de transporte. Quanto menor o domo, menor a capacidade, entretanto maior a versatilidade de instalação e facilidade de transporte.

Na tabela abaixo encontram-se dados comparativos dos três modelos de domos.

Acomodação e piso

Numa operação padrão do Planetário AsterDomus, o público acomoda-se sentado sobre um piso lonado. Eventualmente, dependendo da quantidade de pessoas em cada sessão, o público pode ficar deitado. A AsterDomus dispõe também de pisos mais macios, com tatames individuais ou contínuo, de EVA ou de espuma lonada, em todo o piso, além de carpete ou tapete. Além disso, pode-se também acomodar o público sobre almofadas, pufs, cadeiras ou poltronas e, nesses casos, o tempo de entrada e saída e de preparação do ambiente entre as sessões é bem maior, e a quantidade máxima de pessoas dentro do domo é significativamente menor.

Requisitos do local de instalação

O Planetário AsterDomus é bastante versátil e adaptável a diversos ambientes mas demanda alguns requisitos mínimos, como especificado abaixo:

  • Local coberto, fechado lateralmente, protegido de intempéries como chuva, insolação direta e, principalmente, vento;
  • Local com dimensões mínimas adequadas, conforme o domo utilizado;
  • Local com segurança de frequência e acesso;
  • Piso plano, limpo, seco, sem pontas, saliências ou reentrâncias acentuadas (relativamente liso);
  • Com tomada de energização elétrica padrão ABNT, 127Vca (preferencia) ou 220Vca, disponível a no máximo cerca de 20m de distância do centro do domo;
  • Rede elétrica de boa qualidade, com fator de potência 1 (ângulo de fase zero), com aterramento eficaz, e capacidade de suprir até 15A (picos) e 10A (contínuo);

Consumo de corrente elétrica

Todo o conjunto Planetário Móvel AsterDomus, quando conectado em rede de 127Vca, demanda uma corrente elétrica mínima de cerca de 5A (durante as sessões) e uma corrente elétrica máxima de cerca de 9A (com a porta aberta), mas pode atingir picos rápidos de até cerca de 15A, no segundo em que o insuflador mais forte é ligado para suprir o ar que escapa pela porta aberta.